• pauloalcantara65

10 Excelentes Cidades para Gastronomia e Vinhos na Europa

Florença, Itália



Deve parecer estranho aos nativos de Florença que os alimentos cultivados por eles estejam na moda, já que eles os vêm consumindo há séculos. Os ingredientes podem ser simples; azeite de oliva extra-virgem, ervilha torta, queijo pecorino romano, carnes de caça, etc; mas aqui, você jamais terá uma refeição ruim. Os vinhos da Toscana (por exemplo, Chianti, Vino Nobile di Montepulciano, e a sobremesa Vin Santo, feita com vinho) são igualmente excelentes.


Paris, França



Nem é preciso esclarecer que alguns dos mais refinados restaurantes do mundo estão em Paris. Mas o bom de Paris é que você não precisa visitar um restaurante caro e chique para saborear uma refeição maravilhosa. Nas mãos de um chef francês, um sanduíche simples como um croque monsieur (espécie de misto quente) vira uma iguaria deliciosa. E se você for um enófilo, prepare-se para se surpreender com as cartas de vinhos.


Roma, Itália



 Se você for a Roma, é melhor colocar calças com cós de elástico na mala, pois a gastronomia romana tradicional é pesada. Experimente o filetti de baccala (filé de bacalhau frito), a pasta cacio e pepe (com queijo pecorino romano e pimenta-do-reino), a pasta carbonara (com ovos, bacon e queijo) e o carciofi alla giudia (alcachofra frita). E qualquer pessoa que seja fã de órgãos e vísceras estará no paraíso aqui.


Pasta cacio e pepe
Carciofi alla giudia

Sorrento, Itália



Se você estiver em um restaurante com vista panorâmica para a maravilhosa Costa do Amalfi, não há motivo para desviar os olhos da vista para ler o cardápio. Basta dizer ao garçom que deseja um gnocchi alla sorrentino (nhoque ao sugo com queijo mozarela) e frutos do mar frescos, não importa quais, seu prato será maravilhoso. Depois, termine sua refeição com um cálice de limoncello.

Gnocchi alla sorrentino
Limoncello

York, Inglaterra



Há muito mais no cenário gastronômico de York do que apenas o pudim de Yorkshire. Para se ter certeza disso, existem casas tradicionais de chá, cafés e pubs, mas você encontrará também restaurantes especializados em gastronomia internacional (tailandesa, indiana, paquistanesa, etc), além de pubs gastronômicos da moda. Ficou com sede? Experimente um pint da cerveja amarga ou de gengibre da região, inventada aqui.

Yorkshire pudding

Siena, Itália



Você encontrará a fabulosa gastronomia da Toscana em Siena. O que é ainda melhor: muitos turistas passeiam apenas durante o dia, portanto, os restaurantes não ficam lotados à noite. Experimente o pici (uma massa semelhante ao espaguete), a ribolitta (sopa de feijão com pão) e panforte, um doce tradicional natalino, mas que atualmente fica disponível durante todo o ano. Se você precisa economizar, peça o vinho tinto da casa. Provavelmente será o Chianti, e deve ser excelente.


Pici

Ribolitta
Panforte

Bolonha, Itália



Trate de esquecer a carne moída do almoço (e da musiquinha do comercial) já, pois a gastronomia de Bolonha vai muito além disso, em termos de sofisticação. Você encontrará restaurantes em todas as faixas de preço, que servem uma comida italiana simplesmente incrível. Experimente o tortellini al brodo (massa recheada com uma espécie de caldo), mortadella (linguiça curada) ou tagliatelle al ragu (talharim ao molho de carne).

 

Tortellini al brodo
Tagliatelle al ragu

San Sebastian - Donostia, Espanha



Tapas e mais tapas esperam por você em San Sebastian. O presunto local é sempre uma boa pedida, assim como os frutos do mar frescos, mas se você vir algo de diferente no cardápio, aposte nisso! O centro histórico da cidade é também famoso por sua moderna gastronomia molecular.


Barcelona, Espanha



Barcelona é a cidade dos sonhos de qualquer apaixonado por culinária. De um lado, há a tradicional gastronomia catalã. Experimente a zarzuela (ensopado de frutos do mar) ou fideua (semelhante à paella, porém, ao invés de arroz é usado macarrão). Por outro lado, entretanto, você não está tão longe do aclamado, porém super exclusivista El Bulli, então você encontra diversos chefs influenciados por Ferran Adrià e inseridos no ramo da gastronomia molecular. Ou ainda, você simplesmente pode comprar as especialidades locais no mercado La Boqueria, empunhar uma garrafa de espumante cava e ter o melhor piquenique de sua vida.

 

Fideua
Zarzuela

Edimburgo, Escócia


A belíssima região central de Edimburgo abriga um cenário gastronômico em franca expansão. Esteja você em busca de comida tradicional escocesa (alguém aí quer haggis - miúdos de carneiro?), ou das cozinhas modernas de origem indiana, tailandesa ou da culinária de fusão, você não terá problemas em encontrar essas especialidades por aqui.


Haggis

6 visualizações

Entre em contato conosco!