• pauloalcantara65

10 excelentes destinos para gastronomia e vinhos na América do Sul e Central

Buenos Aires, Argentina Uma infinidade de carnes está no cardápio de Buenos Aires. O bife argentino é mundialmente famoso e os chefes locais se aproveitam dele de diversas e deliciosas formas. Visite um restaurante de parrillas para provar as carnes grelhadas e, se tiver coragem, rins, intestino e morcilla (espécie de chouriço). Os apaixonados por culinária se aglomeram nos restaurantes fechados ao grande público, onde os chefs elaboram menus exclusivos para pequenos e seletos grupos de comensais.


Parrilla
Morcilla

Para a sobremesa ou a qualquer momento, os alfajores são tradicionais no país.


Cuyo, Argentina

A maior parte da produção de vinhos argentinos vem da montanhosa região de Cuyo, e os enófilos que a visitam contam maravilhados sobre as experiências vividas aqui. Quer você tenha contratado um pacote para visitar as vinícolas ou queira explorar por conta própria, você certamente voltará para casa com lembranças incríveis... e provavelmente com um novo Malbec como seu vinho favorito.


Lima, Peru

Se você deseja comer conforme os costumes locais, e não tem medo de comer carnes de órgãos, a comida de rua de Lima vai surpreendê-lo. Entre outras iguarias, você pode experimentar os anticuchos (espetinhos de carne de coração de boi) e pancita (tripa), além de todos os tipos de empanadas. Alfajores, cookies com recheio de caramelo, todos esses pratos são deliciosas guloseimas, assim como a clássica combinação de chocolate quente e churros. A cidade é também lar do renomado chef Gastón Acurio. Não perca um de seus restaurantes na cidade oferecendo a sofisticada e deliciosa cozinha peruana.

Anticuchos

Pancita

O restaurante Astrid y Gastón Casa Moreyra (Chef Gastón Acurio) é um dos mais belos de Lima, um casarão antigo, com jardim amplo e uma horta. Super recomendado tem menus degustação longos, de até 3 horas.

San Carlos de Bariloche, Argentina


As chocolaterias são para San Carlos de Bariloche o que os pubs representam para Dublin. Então, quer um jeito melhor de passar uma tarde do que beliscando pela cidade na busca pelo bombom perfeito? E, como é de se esperar na Argentina, diversos restaurantes são especializados em carnes. Experimente as carnes de caça da Patagônia.

Santiago, Chile

O cenário gastronômico de Santiago passou de praticamente inexistente para riquíssimo nos últimos anos, sendo o momento atual ideal para uma visita dos apaixonados por culinária. Os cardápios normalmente oferecem frutos do mar frescos. Qualquer tipo de ensopado de frutos do mar é determinado a ser delicioso. Experimente um pisco azedo (o drink local passado de geração para geração e mais pedido), ou então uma taça de um sofisticado vinho chileno para acompanhar sua refeição. Os entusiastas de vinhos irão também adorar passear pelas vinícolas nas proximidades.

Pisco

Cuzco, Peru

Comensais aventureiros terão um verdadeiro baile em Cuzco. Visite as picanterías e chicherías para saborear os melhores pratos e drinks locais, incluindo a chicha, uma bebida fermentada à base de milho. Se você estiver visitando a cidade durante o Banquete de Corpus Christi, experimente o chiriuchu, um prato frio feito de milho, queijos ovos, lingüiça, salsicha, frango, alga marinha, ovas de peixe e… pasmem… porquinho-da-Índia assado.  

Chiriuchu

Cuy

Cartagena, Colômbia

Esta vila pesqueira vem se tornando um crescente e movimentado destino para viajantes apaixonados por culinária. Os chefs regionais fazem bom uso dos frutos do mar (ceviche é sempre uma boa pedida por aqui) e frutas tropicais (“arroz con coco”, um arroz preparado com leite de coco, é um acompanhamento comum que tem um sabor incomum). Os cafés são conhecidos pelos excelentes doces.

Ceviche

Bogotá, Colômbia

Se há uma coisa que você precisa experimentar em Bogotá é o santafereño, o hit local em termos de chocolate quente. Uma fumegante xícara de chocolate quente, servida com um generoso pedaço de queijo. Você coloca o queijo na bebida, ele derrete, depois come o queijo com o auxílio de uma colher e bebe o chocolate. Outro delicioso prato local: Ajiaco, uma sopa cremosa de frango, batata e milho.

 

Santafereño

Rio de Janeiro, Brasil

Venha com bastante apetite ao Rio de Janeiro! Qualquer apreciador de uma boa carne irá adorar visitar uma churrascaria, a quintessência dos restaurantes de rodízio de carnes e frutos do mar. Feijoada, que nada mais é do que feijão preto cozido com carne seca, é o prato característico do Brasil e vale a pena procurá-la nos restaurantes (alguns estabelecimentos a servem apenas aos sábados). E, depois de um longo dia na praia, não há nada melhor do que uma cerveja bem gelada apreciada num boteco.  

Feijoada

Cidade do Panamá, Panamá

Os frutos do mar da Cidade do Panamá são soberbos. Afinal, os chefs têm à disposição os melhores crustáceos dos Oceanos Atlântico e Pacífico. Experimente o ceviche panamenho, geralmente preparado com corvina, suco de limão, cebolas, aipo e uma pitada de pimenta malagueta. O Sancocho, refogado de frango feito com yuca e inhame, é outra especialidade da região.


0 visualização