Abadia de Cîteaux
top of page

Abadia de Cîteaux

Atualizado: 22 de mar. de 2020

Tive a emoção de visitar em maio de 2015 a Abadia de Cîteaux na região da Borgonha, França. A Abadia é católica romana e foi fundada em 1098 por monges cistercienses. 917 anos, uau! Toda essa história estava ali na minha frente! Nesta longa história, cresceu, teve muita influência, foi praticamente destruída na época da Revolução Francesa e depois se reergueu até os dias atuais.


A abadia de Cîteaux pertence à Ordem Cisterciense da Estreita Observância. Mais que isso, é a sede desta ordem. A tônica da vida cisterciense foi um retorno à observância literal da Regra de São Bento (ou São Benedito), onde os monges tentaram replicar a vida monástica exatamente como tinha sido no tempo de São Bento. O espírito da Regra de São Bento é resumido no lema da Confederação Beneditina: “Pax” (paz) e o tradicional “Ora et Labora” (rezar e trabalhar).


Atualmente conta com 35 membros. Os monges produzem o bem reconhecido queijo Cîteaux, além de doces de mel e caramelos.



Maquete da abadia quando era completa (pouco restou…).

Queijo produzido pelos monges.


Tomei conhecimento dessa ordem dos cistercienses no livro “Uma breve história do catolicismo”, de autoria de Geoffrey Blainey, que li e recomendo muito a todas as pessoas interessadas em história, possuindo religião ou não, sendo cristãos ou não. Excelente leitura!


Fotos: Paulo Alcântara.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page