• pauloalcantara65

Cantábria, história e natureza na veia!

A Cantábria é uma região do norte da Espanha, que fica entre o País Vasco e as Astúrias. É uma região muito verde e com uma natureza lindíssima e encantadora. Nossa alma fica elevada por uma beleza natural tão grande. Montanhas gigantescas, parques naturais com todo tipo de animais selvagens, rios caudalosos, desfiladeiros de dar arrepios, lagos, um super litoral com um marzão rico em vida e beleza. Cenários de tirar o fôlego.



Para exemplificar, tem Parque Nacional de Picos de Europa (parte dele fica nas Astúrias e em Castilla y León) com montanhas altíssimas e picos nevados. A coisa mais linda! Recomendamos um passeio de um dia completo, no mínimo, nesta região. Tem o Parque Natural Cabárceno com espécies de animais de cinco continentes vivendo em condições semi- livres, e finalmente o mar Cantábrico que é um espetáculo pela beleza e por seus frutos que estão presentes de forma marcante na gastronomia local.


Bom, fora essa natureza na veia, realmente uma overdose de verde, a Cantábria é história, e uma história muito antiga, com um dos primeiros registros de presença do ser humano no continente Europeu. Pinturas rupestres em cavernas comprovam isso.


As Cavernas de Altamira são uma atração que vale a pena ser visitada, embora não se possa mais entrar nas cavernas mesmo pois estão fechadas para que se mantenham conservadas. Ao lado delas podemos visitar um museu onde tem uma réplica das cavernas e muita informação para conhecermos tudo sobre essa relíquia natural e antropológica.


A Cantábria também é uma terra de muita espiritualidade. A presença da Igreja Católica ao longo dos séculos deixou marcas e uma tradição forte. O Caminho de Santiago do norte passa por lá.



Lugares e cidades por onde passar e parar? Santillana del Mar, Comillas, San Vicente de la Barquera, Potes, Santander...



Muito interessante conhecer essa parte da Espanha pois lá temos uma natureza deslumbrante, uma cultura muito rica e também uma gastronomia fantástica. O povo é acolhedor e simples a hospedagem e alimentação a preços justos (no vizinho País Basco é bem mais caro tudo). A vida é muito tranquila e o tempo anda devagar... melhor pois ai podemos curtir tudo e sem pressa!


Crédito das fotos: Paulo Alcântara



3 visualizações

Entre em contato conosco!