Dicas para arrumar malas
top of page

Dicas para arrumar malas

Viajar é uma delícia! Mas, arrumar as malas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para as mulheres, que, no geral, têm o costume de levar mais coisas do que os homens.

Afinal, quando é preciso escolher o que levar, tudo parece ser indispensável e surgem dúvidas sobre o que é prioridade, o que pode ser deixado de lado e, principalmente, sobre como acomodar toda a bagagem.

A boa notícia, porém, é que, com alguns truques simples, fica mais fácil levar tudo o que você precisa, aproveitando ao máximo o espaço de sua mala de viagem. Abaixo, a personal organizer Claudia Moura, qualificada pela OZ! Organize Sua Vida e diretora da empresa Claudia Moura, Personal Organizer, dá as dicas:

Na hora da escolha da mala

De acordo com Claudia Moura, as melhores opções são as retangulares, que são, também, as mais comuns. O tamanho ideal vai depender do tempo que você vai ficar fora e do tamanho da família.

“Famílias com filhos pequenos podem optar por uma mala grande, na qual caiba as coisas de todos. A vantagem é que você só terá um volume com que se preocupar”, diz. “Já para as famílias com filhos maiores, a melhor opção é que cada filho tenha sua mala, já que nesta fase nem sempre os filhos ficam hospedados com os pais”, acrescenta.

A personal organizer lembra ainda que existem algumas malas especiais para ternos e camisas. Estas são ideais para viagens de negócio onde é necessário levar várias roupas sociais.


O que levar?

É verdade que a maioria das mulheres é um pouco exagerada na hora de arrumar a mala! Muitas gostariam de poder colocar uma rodinha no guarda-roupa e levar ele inteiro, não é mesmo?! Mas, como isso não é possível, é preciso ser muito racional na hora da escolha do que levar.

“O que deve ser considerado: quanto tempo você vai ficar; o clima do local; a mudança de clima e os eventos (vai sair para jantar? Dançar? Etc.)”, diz Claudia Moura.

A dica da personal organizer é pensar sempre em peças que podem ser usadas mais de uma vez e que combinam com várias coisas. “Por exemplo: uma calça jeans pode ser usada umas três vezes, então, leve-a com três camisas. Desta forma você já tem três looks montados”, diz. “Peças básicas e com cores neutras também ajudam a fazer a combinação”, acrescenta.

Quem vai para a praia, provavelmente, ficará a maior parte do tempo de roupa de banho e chinelo… Então, para que levar 4 calças, 17 shorts, 12 vestidos e 5 pares de sapato de salto alto?! Certamente isto tudo não é necessário, por mais que você se sinta tentada a levar os itens do seu guarda-roupa que você mais gosta.

“Avalie bem a possibilidade de surgir algum evento que precise dessas roupas mais chiques”, alerta Claudia Moura. Mas, caso perceba que de fato não participará de muitos eventos à noite, não exagere na montagem dos looks para levar.

Para o frio, a dica da personal organizer é levar um casaco pesado e quente, de cor neutra, como preto, marrom ou off white. Assim você pode variar apenas a roupa de baixo (camisas, blusas e calças).

“O mesmo pensamento vale para os sapatos: leve pares básicos, confortáveis, que combinem com a estação, assim você pode usá-los mais de uma vez e evita levar a sapateira inteira”, explica Claudia.


Arrumando a mala

Chegou a hora de colocar tudo na mala: mãos à obra! Claudia Moura destaca que, independentemente se a vigem for de avião ou carro, se for uma viagem curta ou longa, as dicas são basicamente as mesmas.

“As regras principais são: roupas que amassam menos devem ir na parte de baixo da mala, como jeans, sarja, lã. E roupas que amassam mais, além de ficarem por cima, devem ser dobradas o mínimo possível, para evitar que fiquem com muitas marcas”, explica a personal organizer.

Na sequência, Claudia explica como proceder arrumando a mala:

1.   Primeiro as calças: coloque estas peças esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Depois de colocar tudo, dobre as pernas da calça por cima das outras roupas. 2.   Depois, coloque bermudas e shorts.

3.   Na sequência, coloque os vestidos. “Eles devem ser dobrados o mínimo possível e colocados esticados, com parte da roupa para fora da mala (assim como foi feito com as calças)”, destaca a personal organizer.

4.   Camisetas devem ser dobradas como de costume – aquela dobra tradicional – e depois enroladas. “Estas peças podem ser colocadas nos cantos e espaços vazios da mala”, diz Claudia.

5.   Roupas íntimas devem ser colocadas em sacos (que podem ser aqueles de TNT), para facilitar na hora de encontrá-las.

6.   No caso de viagens para a praia ou no verão: as cangas devem ser colocadas esticadas e, os biquínis e maiôs, em saquinhos plásticos individuais. “Eles servirão também para proteger suas roupas na volta da viagem, caso as roupas de banho ainda estejam molhadas”, lembra a personal organizer.

7.   Os sapatos podem ser colocados em sacos individuais de TNT, sacos tipo Zip (se forem sapatos de número pequeno) ou até mesmo em toucas de banho descartáveis (para proteger a sola do sapato). “Eles podem ser acondicionados em compartimento separado na mala ou, se tiverem protegidos, colocados mesmo junto às roupas, de preferência nos cantos da mala”, explica Claudia.

8.   Se for necessário levar muitos sapatos ou sapatos de neve – que são grandes e pesados -, o ideal é uma mala separada, para não amarrotar as roupas.

9.   Os produtos de higiene pessoal, cosméticos, remédios e maquiagem devem ser colocados em uma frasqueira. “Mas, se não quiser ou não tiver uma frasqueira, a dica é acondicionar estes produtos em saquinhos separados por tipos (higiene/cosméticos/ remédios/ maquiagem) e distribuir nos espaços vazios. Produtos líquidos que podem vazar na mala devem ser colocados em sacos plásticos. Aqueles tipo ZIP são ótimos”, destaca Claudia Moura.

10.   Deixe o pijama e as roupas íntimas fáceis de pegar, assim você não precisa desfazer a mala toda depois de uma viagem longa. “Você pode deixar para fazer isto depois de descansar”, diz a personal organizer.

11.   Se possível, leve alguns (poucos) cabides de lavanderia. “As peças que amassaram um pouco você pode colocar neste cabide e deixar no banheiro. Assim, o vapor do chuveiro ajuda a desamassar”, explica Claudia.

12.   Por fim, não se esqueça de levar, no fundo da mala, um saco grande para trazer as roupas sujas separadas das roupas limpas.



O que levar na bolsa de mão?

Claudia moura destaca que as mulheres que são mães já sabem que precisam fazer aquela “malinha básica” quando saem com as crianças. “Elas devem sempre pensar em quanto tempo demora a viagem e, desta forma, considerar quantas refeições serão feitas no caminho (mamadeiras ou papinhas); trocas de fralda; mudanças de roupas (no caso de mudança do clima ou de emergências)”, diz.

A personal organizer acrescenta que, para os adultos, é sempre bom ter à mão um casaco, um analgésico, carregador de celular, uma garrafa de água, uma bolachinha, documentos pessoais e algum dinheiro (em espécie).

É imprescindível também sempre verificar as políticas de bagagem para o seu voo, caso viaje de avião. Consulte as orientações da empresa aérea, bem como as orientações do aeroporto internacional de onde você partirá.

Com todas essas orientações vai ficar muito mais simples arrumar sua mala e se preparar para uma viagem agradável. Lembre-se de não exagerar na escolha de roupas e sapatos para levar, optando sempre por aqueles que combinam com vários looks! Depois, é só seguir o passo a passo citado pela personal organizer Claudia para colocar tudo dentro da mala, aproveitando ao máximo o espaço que ela oferece. Boa viagem! Fonte: Dicas de mulher

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page