Quem conheceu Jericoacoara lá pelos anos 70-80 vai se surpreender ao encontrar uma vila desenvolvida com muitas opções de hospedagens, propostas gastronomias inovadoras, muitos passeios e uma vida noturna bem intensa.
Não por isso que deixou de ter um charme especial porque suas ruas ainda são de areia e para chegar lá é preciso atravessar as dunas de 4x4. O acesso tradicional é por dentro do Parque Nacional, por onde recomendamos fazer com carro contratado pois os caminhos não são sinalizados e no meio das dunas, dificultando a orientação, principalmente se for de noite. Há quem arrisque ir de carro sem conhecer e com certeza corre riscos de ficar no meio do caminho. Há também o acesso via a cidade de Preá, além de outro acesso pelo oeste.
Apesar de não ter mais a duna famosa para ver um dos mais lindos pôr do sol do Brasil (literalmente dentro do mar), mesmo assim as pessoas se reúnem no fim de tarde para desfrutar desse entardecer espetacular que garante belas recordações.
A gastronomia é um destaque, mas quem não quiser se arriscar em pratos mais elaborados, pode ir de self-service ou no tradicional “pratinho” que também vai comer bem e por preços mais acessíveis.
Nosso caminho foi pela praia em um 4x4 com motorista que nos guiou até Jeri. Foi uma ótima opção pois podemos nos concentrar em disfrutar das paisagens, brisa marinha, banhos de mar, estourar um espumante para comemorar a vida e bebericar umas cervejinhas porque combina demais. No roteiro escolhido, tivemos que cruzar apenas um rio e depois retornar para o asfalto no trecho final até porque a maré começou a subir e todo cuidado com o mar é pouco né? Foi praticamente o dia todo nisso o que valeu demais a pena. Passamos por várias praias famosas, subimos e descemos dunas, conhecemos lagoas e locais de acesso impossível com carro normal, paramos para lanchar e almoçar tudo numa nice!
O segundo dia da viagem foi totalmente dedicado à Jeri mesmo. É para bater pernas... vistas incríveis, comida deliciosa, il dolce far niente! Ver os velejadores é muito bom e dá uma paz danada. A vila é formada basicamente por umas três ruas principais descendo pro mar. Explore todas e as vielinhas transversais, algumas bem pitorescas. Todas com muitas lojas. Importante se hidratar bem e abusar do protetor solar. O sol lá não perdoa. Dicas para comer bem: jantar leve no Romã e almoço no Pimenta Verde, e se quiser em mais alto estilo, almoce na Pousada Jeribá apreciando o entardecer de frente pro mar e com vista elevada, e jante com glamour no Rico na Pousada Chili Beach. Super TOP!
No dia 3, zarpamos para o litoral oeste. Dia de conhecer o Mangue Seco e o artesanato dos moradores da comunidade ao lado. De lá, seguindo fomos para o Laguna Beach Club. Muito bem estruturado e com entrada paga. Na volta, conhecemos o Casa Uca, pousada de charme ao lado de um rio na região do Guriú. Se não estiver hospedado lá, mesmo assim passe para tomar um drink ou comer algo. TOP também! Chegando em Jeri, restou apenas se deslumbrar com um por do sol estonteante, música boa ao fundo e uma taça de um frio chardonnay na mão.
No dia seguinte, após um delicioso café da manhã, invertemos a direção e fomos conhecer o litoral leste. Paradinha obrigatória na Árvore da Preguiça para foto, e logo a vila do Preá. Me surpreendi pois é maior que Jericoacoara. Não vimos muita coisa lá e direto seguimos para nosso primeiro destino: o Buraco Azul. Outro local super bem organizado e estruturado. O buraco tem uma água de um azul turquesa espetacular. Esse azul intenso é devido à presença de calcário no solo onde o buraco foi cavado. Quem quiser pode fazer um passeio de helicóptero saindo de lá. Próxima parada: Caraúba Beach na lindíssima Lagoa do Paraíso. Local lindo, serviço excelente e comida deliciosa. Muito relaxamento... podemos até nos deitar em uma rede dentro da lagoa. Que mais podemos querer hein? Eita vida boa! Lá ficamos até o fim da tarde. Quase ao lado, outra opção mais chic: Beach Club Alchemyst.
E aí terminou nossa viagem super prazerosa e relaxante. Último dia foi para perambular um pouquinho por Jeri, almoçar e assistir um por do sol nas dunas dentro do Parque Nacional já voltando para o ônibus.
Lagoas, dunas, praias desertas e diversão estão garantidas para uma viagem em família, amigos e uma romântica viagem a dois. Se você é daqueles que gosta de fugir do cotidiano, Jeri é um convite perfeito.
Vá logo começando a planejar essa viagem maravilhosa e conte com a Terratur. Fale agora com a gente!
*Autoria das fotos: Paulo Alcântara
Comments