Passagens cobertas de Paris
top of page

Passagens cobertas de Paris

Um passeio diferente, fora do roteiro convencional dos turistas, é conhecer as passagens cobertas de Paris. São galerias comerciais bem tradicionais, precursoras dos shopping centers. Foram construídas no século 19 e permitiam aos parisienses fazerem compras se protegendo das intempéries do clima. 


Paris chegou a ter no passado perto de 150 galerias. Recomendamos as cinco mais destacadas para visitar, que são praticamente conectadas e facilitam o passeio que pode ser feito tranquilamente a pé: Véro-Dodat, Vivienne, Colbert, Panoramas e Jouffroy. Dá pra fazer esse circuito, inclusive parando para almoçar (sugerimos na galeria Panoramas). 


No 1º arrondissement de Paris, próximo à estação do metrô Palais Royal-Musée du Louvre, comece seu passeio na Véro-Dodat, inaugurada em 1826, é bem pequena e possui muitos detalhes de madeira. Nela, você poderá ver uma loja de Christian Louboutin.




Cruzando o Palais Royal, você encontrará a Galerie Vivienne (1823), a mais famosa e bonita das passagens, com telhado de vidro e um lindo piso. Possui várias lojas de luxo e um tradicional loja de vinhos, a Legrand.  



Logo ao lado, visite a Colbert. Construída em 1826, esta galeria situada no 2º arrondissement não possui lojas.


É propriedade da Biblioteca Nacional e abriga os Institutos de Patrimônio e da História da Arte. Também encontra-se instalada nela, uma das mais tradicionais brasseries da cidade: a lindíssima Le Grand Colbert.













No sentido dos grandes bulevares, no 9º arrondissement, fica a Panoramas, a mais antiga galeria de Paris, aberta em 1800.


Lá você encontrará diversos restaurantes, com mesas dispostas na passagem, que lotam no horário do almoço. Programe-se para almoçar aqui que vale muito a pena.




Finalmente, basta atravessar a rua e visite a última galeria, a Jouffroy (de 1845 no 9º arrondissement). Logo ao lado da entrada da galeria pelo Boulevard Montmartre, tem o Museu Grevin, o museu de cera de Paris.  



Endereços:

• Galerie Véro-Dodat: 19 rue Jean Jacques Rousseau

• Galerie Vivienne: 6 Rue Vivenne

• Galerie Colbert: 2 Rue Vivenne

• Passage des Panoramas: 11 Boulevard Montmartre

• Passage Jouffroy: 10-12 Boulevard Montmartre

Obs.: Geralmente as galerias possuem várias entradas - os endereços acima são das entradas principais.

Fotos: Paulo Alcântara.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page