Estivemos passando uma semana na região da Provence e Côte d’Azur no sul da França. Não há palavras para descrever a beleza e riqueza natural, gastronômica, artística e cultural desse lugar. Simplesmente o paraíso! Antes de irmos, para nos prepararmos melhor para o que íamos vivenciar lá, assistimos a vários filmes alusivos a essa linda região francesa. Filmes que retratam estórias passadas na Provence e na Côte d’Azur, mostrando não só lugares, mas também pessoas e a cultura da região. Imperdível para quem pra lá pensa em ir um dia!
Jean de Florette (1986) Dir. Claude Berri
Estrelado por Gerard Depardieu, Yves Montand e Daniel Auteuil, temos um show de interpretações ambientado em uma típico cenário rural provençal. Marcel Pagnol, autor do livro sobre o qual é baseado o filme, e nascido na região, sabe como ninguém representar a Provence. Assisti-los já é parte da viagem e nos transporta pra lá antes mesmo de partirmos.
A Good year (2006) Um bom ano Dir. Ridley Scott
Levemente baseado no romance “Um Bom Ano” de Peter Mayle. Esse filme mostra bem o que vocês vão encontrar lá, principalmente se forem para a região do Luberon.
Swimming Pool (2003) Dir. François Ozon
Também na região do Luberon, filme excelente sobre suspense envolvendo assassinato. As atrizes Charlotte
Rampling e Ludivine Sagnier arrasam.
Avis de Mistral (2014) Meu verão na Provença Dir. Rose Bosch
As férias dos adolescentes Adrien e Léa e seu irmãozinho Théo começam muito mal: na véspera da viagem, o pai confessa que pretende abandonar a família, e os três estão indo viajar à casa do avô, que nunca conheceram antes. No início, este senhor idoso (Jean Reno) é grosseiro e pouco compreensivo com os novos netos. Aos poucos, os jovens descobrem que o avô foi um homem libertário e acostumado aos costumes livres da geração hippie.
Mal de Pièrres (2016) Um instante de amor Dir. Nicole Garcia
Gabrielle (Marion Cotillard) é uma mulher bela e solitária que não sabe lidar muito bem com seus impulsos sexuais. Preocupada com a sanidade mental da filha, cada vez mais perturbada, sua mãe arma o casamento dela com o pedreiro José. Após sofrer um aborto e descobrir que tem problemas renais, Gabrielle vai se tratar durante algumas semanas numa clínica e encontra a paixão que jamais teve pelo marido em um tenente à beira da morte.
To Catch a Thief (1955) Ladrão de Casaca Dir. Alfred Hitchcock
Em Nice e arredores, em plena Riviera Francesa, o filme mostra lindas cenas da região. Grace Kelly, estrela do filme, e meses depois Princesa de Monaco, morreu em 1982 em um acidente de carro exatamente na mesma estrada onde ela faz a famosa cena de perseguição do filme.
Et Dieu…créa la Femme (1956) E Deus…criou a mulher Dir. Roger Vadim
Com Brigitte Bardot bem jovenzinha, o filme se passa em Saint Tropez . Após o filme a pequena vila de pescadores nunca mais foi a mesma. Virou um destino super procurado na Riviera.
Comments