top of page

Turismo em Buenos Aires - viagem com história, cultura e gastronomia.

Atualizado: 10 de fev. de 2023


O coração da Argentina. Séculos de história, centenas de centros culturais e restaurantes, dezenas de quilômetros quadrados de extensão e uma certeza: a de que explorar essa cidade cheia de surpresas é uma experiência inesquecível. Quem vai a Buenos Aires respira o ar de muita história inserida em cenários imponentes e também charmosos. É um destino extremamente versátil, sendo muito bem aproveitado por diferentes perfis de viajantes por diversos motivos.


Uma das esferas que torna Buenos Aires um destino incrível é a cultural. Só para começar, um fato que chama muita atenção é que a cidade é a que tem maior concentração de teatros no mundo inteiro, contando com mais de 300 locais ativos com peças frequentes, ficando à frente de Londres, Nova York ou Paris, que também são cidades gigantescas e com muitos atrativos teatrais. Sendo a maior casa de ópera na cidade, o Teatro Colón se destaca globalmente como um dos melhores teatros, acústica e estruturalmente, sendo possível fazer um tour guiado para ver onde as maiores companhias e os maiores cantores já se apresentaram.

Essa atmosfera cultural se expande também para a enorme quantidade de livrarias, museus e centros culturais. A maioria das pessoas certamente já ouviu que Buenos Aires é uma cidade recheada por diversas bibliotecas públicas e privadas e isso se confirma para quem vai até lá, vendo que o hábito de frequentar livrarias está mais que muito bem cultivado na capital argentina, sendo parte relevante do cotidiano de seus habitantes. Ademais, dezenas de museus se espalham pela cidade, sendo relevantes para a difusão de cultura e de arte, tendo destaque o MALBA, que é o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o que evidencia que a cidade tem a oferecer não apenas uma cultura unicamente argentina, mas uma verdadeira experiência latino-americana.


Outro aspecto cultural que não pode deixar de ser citado é o tango. Híbrido de dança e música, o tango é patrimônio cultural argentino e da humanidade e expressa perfeitamente como uma mistura de culturas pôde produzir um fenômeno tipicamente argentino. Falando das emoções vividas nos povoados argentinos através dos movimentos do corpo, um show de tango é fácil de ser encontrado na cidade e uma imersão cultural ao som de músicas emocionantes.


Além disso, outra coisa que chama a atenção de quem vai à capital argentina é a sua arquitetura, que mistura os edifícios antigos aos prédios mais modernos, garantindo um visual agradável para a caminhada pela cidade. Muito disso se deve à importação de paisagistas, arquitetos e engenheiros italianos, franceses, britânicos e de outras partes da Europa, o que combinou estilos e moldou uma cidade com traços de Beaux-Arts, Art Decó, Art Nouveau, neogótico e outras influências. Andar em suas ruas e largas avenidas já é uma atração.


Comer é uma parte significativa de uma viagem, e certamente uma ida à Argentina se destaca nesse aspecto. Entre as idas aos pontos de seu roteiro você deverá ter uma experiência gastronômica única e que é motivo de orgulho para os argentinos. Ir a um restaurante e comer uma carne num corte típico e feita a la parrilla, acompanhada de um vinho (básico ou premiado, afinal, difícil errar de garrafa nesse lugar), é algo que precisa ser vivido em sua viagem. Além das carnes, a gastronomia local se mistura com influências de outros países e produz pizzas e massas primorosas, além das já conhecidíssimas empanadas e de doces deliciosos, como os alfajores e tudo que for de doce de leite!

Ao fim deste texto, dá para ter a certeza de que fomos injustos com Buenos Aires, afinal, ainda há muito a ser falado desta metrópole, mas isso fica para você mesmo descobrir! Você verá que não é à toa que a capital é uma das mais procuradas pelos brasileiros.





27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page