Um passeio pelo País Basco
top of page

Um passeio pelo País Basco

O País Basco é uma região histórico-cultural do povo basco, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França. Majoritariamente encontra-se em território espanhol. É o lar da nação, cultura e língua basca. Goza de uma certa autonomia administrativa na Espanha, sendo uma de suas regiões mais ricas. É uma região com muita diversidade. Tem litoral, tem história, muita história, arte, religiosidade, natureza e uma gastronomia fantástica.

Foto: Paulo Alcântara

O País Basco em 7 palavras representando experiências vividas por lá:


Arte

Foto: Paulo Alcântara

Cultura

Espiritualidade

Gastronomia

Foto: Paulo Alcântara

História

Natureza

Vinhos

O País Basco na Espanha abrange as comunidades autônomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e o Iparralde, na França.


Em viagem recente, vindo da região da Cantábria (recomendamos muuuuito!) e indo para San Sebastian (Donostia, em basco), paramos nas cidades de Castro Urdiales e Bilbao.


Castro Urdiales, pequena cidade na costa basca, é super agradável. Ideal para se deliciar com os Pintxos (as tapas bascas) tranquilamente e bem mais barato que nas cidades mais turísticas. Dica de local foi parar nesta cidade e valeu demais!

Foto: Paulo Alcântara

Bilbao, grande e importante cidade da região, lar do museu Guggenheim. Um espetáculo e imperdível.

Foto: Paulo Alcântara
Foto: Paulo Alcântara

San Sebastian (Donostia, em basco) é o ápice pois congrega beleza natural, gastronomia, vida noturna, história e arte em um centro urbano sofisticado.

Foto: Paulo Alcântara
Foto: Paulo Alcântara
Foto: Paulo Alcântara

Perto de San Sebastian, recomendo ir pro leste sentido França pra conhecer Hondarribia e esticar até a França pra visitar Saint-Jean de Luz, logo após cruzar a fronteira. É muito charmoso o passeio pois dá pra sentir o gostinho da França. É tudo perto e dá pra passar todo um dia e ainda voltar pra curtir a noite em San Sebastian!

Foto: Paulo Alcântara

Típicas casas coloridas em Hondarribia

Foto: Paulo Alcântara

Igreja bem diferente em Saint-Jean de Luz

Foto: Paulo Alcântara
Foto: Paulo Alcântara

Tapa de gilda com anchova e azeitona com Txakoli (vinho da região). Não percam!


Além desses lindos lugares, recomendamos também, no litoral, Zarautz que é um destino para a prática de surf em um cenário estupendo em verde e azul.

Foto: spain.info

San Juan de Gaztelugatxe, outro espetáculo a beira mar, e a linda escadaria serpenteando sobre as rochas até uma bela ilhota,

Foto: guggenheim-bilbao.eus

... e Getaria, pra quem curte design de moda, tem o Museu Balenciaga.

Foto: guggenheim-bilbao.eus

A região do interior do País Vasco também é muito bonita, verde e imersa em tradições de uma cultura milenar.


Em Oñati surgiu a primeira universidade do País Vasco.

... e em Pamplona (em Navarra), acontece em julho as Festas de São Firmino e a famosa corrida de touros (encierro).


Foto: theculturetrip.com

Mais ao sul, o País Basco fica mais com aroma, sabor e cor de vinho em Álava e seus vinhedos (perambulamos por Elciego, Laguardia, Samaniego e Villabuena de Álava). Todas super recomendadas.

Foto: Paulo Alcântara

Indo mais ainda na direção sul, o rio Ebro separa o País Vasco da comunidade autônoma de La Rioja, famosa mundialmente pelo seus vinhos. Passeamos muito por lá visitando as lindas San Vicente de la Sonsierra e Santo Domingo de la Calzada, por onde passa o Caminho de Santiago. Destaque também na região para Logroño, Haro, Briones e Briñas. Essa região do País Vasco e La Rioja também são fantásticas e ótimas para viajar, pela sua tranquilidade, gastronomia e beleza.


Foto: Paulo Alcântara

300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page