• Terratur

Val d´Orcia e Chianti, Toscana

Atualizado: Jan 11

Toscana, antiga Etruria, terra dos estruscos, berço da língua italiana, linda… Ao sul de Siena, o Val d’Orcia é uma região mais linda ainda… É parte da Toscana e é sua cara, melhor dizendo, é cara mais vista da Toscana, penso eu… Aqueles campos verdes, morrinhos suaves, paisagens rurais espetaculares com vilarejos pra lá de antigos e pitorescos.


Viajamos por lá na primavera de 2004, em maio, e vimos o paraíso na terra. Sim, terra de fartura, relva, parreiras e ciprestes. Terra de trigo, vinho, queijos, delícias, gastronomia primorosa, flores.


Terra espiritual, de santos, de peregrinos, literalmente “romeiros”, no vai-e-vem histórico da Via Francigena (significando “a rota que vem da França”). A Via Francigena, na idade média, era a maior rota de peregrinação para Roma vindo do norte. Ela, especificamente, começava na França, embora às vezes se considera que seu início é mais distante, na cidade de Canterbury, na Inglaterra. Neste caso, a rota passa pela Inglaterra, França, Suíça e Itália.


Val d´Orcia


Também visitamos a região de Chianti, região da Toscana entre Siena e Firenze (Florença). Igualmente lindíssima! Montanhas,  luz dourada nos parreirais, vinhedos verdejantes, pálio, torres medievais, muralhas, igrejas, queijos, pastas e gelato.


Chianti


Fotos: Paulo Alcântara.

0 visualização