Em maio deste 2013, passamos dois dias em Aix-en-Provence, na região da Provence, no sul da França. Passamos um domingo lá e foi uma bonita experiência. A cidade é linda, antiga e respira arte hoje e sempre.
No domingo, acordamos e após um café da manhã francês clássico e simples (café com leite, croissant, manteiga, suco de laranja e geléia), saímos para flanar pela cidade velha. Começamos o passeio no centro histórico, andando pelas ruelas tranquilas, observando tudo. A grata surpresa foi que nessa região relativamente pequena, acontece uma explosão de manifestações artísticas. Você vai andando e vai encontrando pessoas cantando, pintando, dançando e interpretando em locais públicos, na rua e em praças.
Seguimos até o atelier do artista impressionista Paul Cézanne, nascido na cidade. Boa caminhada, mas vale demais a pena. Destaque para o salão onde pintava, sempre muito iluminado pela abundante luz solar da Provence que entra pelo lindo janelão.
De lá, ainda esticamos até o Terrain des Paintres, em uma colina, onde ele pintava às vezes, e onde foi pintado o famoso conjunto de pinturas do Monte Victoria.
Na volta, passeamos novamente pela cidade antiga e curtimos outras manifestações artísticas ao longo do caminho. Um lindo dia de arte ao ar livre. Tudo de muito bom gosto e de graça! Recomendo um domingo em Aix-en-Provence!
Fotos: Paulo Alcântara.
Comentarios