Os Brennands do Recife

Atualizado: Ago 23

Francisco e Ricardo. Dois primos. O primeiro produtor de arte e o segundo colecionador e promotor. Dois grandes! Criadores de duas instituições, atrações imperdíveis no Recife: a Oficina Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand. Visitamos neste julho último (2021), eu e meus dois filhos ("Viajando com o papai"), e ficamos encantados como o que vimos. Um pouco afastados da parte central de Recife, em terrenos de antigos engenhos, estão localizados no bairro Várzea. Vale demais a visita! Um é bem próximo do outro e a sugestão é ir primeiro para a Oficina e em seguida para o Instituto. Dá para almoçar em ambos. Nós optamos para almoçar na oficina que tem um restaurante pequeno (com uma lojinha) que serve uma comida deliciosa. No Instituto o restaurante é maior e mais sofisticado (mais caro portanto).


A Oficina Francisco Brennand é um espaço mágico situado em uma área imensa, dentro de um reserva florestal protegida. No local, pode-se ver diversas esculturas do artista plástico Francisco Brennand (1927-2019) ao ar livre, bem como dentro uma incrível galeria de arte. Além das esculturas e pinturas, diversos trabalhos de cerâmica estão disponíveis para serem apreciados. O artista trabalhava no local e é possível conhecer os galpões da oficina. Para disfrutar bem, recomendo também andar livre pelo parque, respirando o verde e a arte que está espalhada por todo lado.



O Instituto Ricardo Brennand é considerado um dos melhores museus do mundo, segundo o TripAdvisor. Já foi eleito o melhor museu do Brasil! Possui um acervo de obras de arte de altíssimo nível, com obras de artistas do mundo inteiro. Pinturas, esculturas e objetos diversos. As instalações são muito confortáveis e amplas. Alberga também uma grande coleção de armaduras, armas e objetos históricos medievais dentro de uma réplica perfeita de um castelo. Tudo isso dentro de um imenso parque com verde por todos os lados. Ambos os locais são muito organizados para receber os visitantes e seguros. O acesso de carro, Uber ou táxi é tranquilo. Uma boa opção também é contratar um pacote que inclua o transporte e guia. Ricardo Brennad (1927-2020) era um empresário e colecionador de arte, que adquiriu durante sua vida inúmeras obras de arte que hoje integram o acervo do instituto. Interessante ele ter deixado toda essa riqueza artística e cultural como legado e à disposição da sociedade, fomentando nessa o interesse pelas artes.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo