top of page

Recife Sagrada

Recife, capital do Estado de Pernambuco, fundada em 1537, possui inúmeras igrejas barrocas lindíssimas e razoavelmente bem conservadas que merecem, por si só, uma visita para conhecer de perto esses tesouros religiosos e arquitetônicos. No centro da cidade, elas se destacam e, juntamente com as da vizinha Olinda, formam um conjunto arquitetônico dignos de uma viagem de cunho artístico e histórico.


Além das igrejas, vale muito a pena também uma visita à Sinagoga Kahal Zur, no bairro do Recife Antigo, que foi a primeira sinagoga das Américas, inaugurada em 1637. Os judeus que a fundaram partiram posteriormente de Recife para fundar a primeira comunidade judaica da América do Norte, em Nova York nos Estados Unidos. A sinagoga se junta às igrejas católicas da cidade formando um conjunto de templos religiosos de altíssimo valor histórico na cidade de Recife.


Em 2021 e 22, fizemos duas viagens à Recife e, dentre outras coisas, reservamos tempo para visitar alguns destes templos. Dentre as igrejas , destacamos as seguintes:


Igreja da Conceição dos Militares


Localizada no centro de Recife, a construção teve início aproximadamente em 1701 a pedido de militares de Pernambuco juntamente com a criação de uma irmandade.



Capela dourada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco


Também no centro da cidade e com construção iniciada em 1696, foi o primeiro templo do Brasil a ser integralmente coberto de decoração barroca. Situada muito próximo da anterior, dá pra ir a pé tranquilo.



Convento de São Francisco (Olinda)


Este é em Olinda. Fundado em 1585, primeira igreja franciscana no Brasil, possui parte do teto todo coberto com pinturas (emolduradas, como quadros). Nunca havia visto isso!



... e a sinagoga:


Sinagoga Kahal Zur



Além desses, existem várias outros templos que parecem ser imperdíveis também. Destas só conhecemos a de Olinda na relação abaixo.


  • Concatedral de São Pedro dos Clérigos, também conhecida simplesmente como Igreja de São Pedro dos Clérigos (1728)

  • Igreja Madre de Deus (concluída em 1709)

  • Igreja Matriz Santo Antônio (1753)

  • Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo (1665)

  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (concluída entre 1662 e 1667)


Em Olinda:


  • Basílica e Mosteiro de São Bento (1660), situada no local onde foi erguido o primeiro mosteiro beneditino do Brasil, entre 1597 e 1599.

Entre uma visita e outra, recomendamos almoçar no restaurante O Leite, o mais antigo restaurante em funcionamento no país (1882).

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page