Recife, capital do Estado de Pernambuco, fundada em 1537, possui inúmeras igrejas barrocas lindíssimas e razoavelmente bem conservadas que merecem, por si só, uma visita para conhecer de perto esses tesouros religiosos e arquitetônicos. No centro da cidade, elas se destacam e, juntamente com as da vizinha Olinda, formam um conjunto arquitetônico dignos de uma viagem de cunho artístico e histórico.
Além das igrejas, vale muito a pena também uma visita à Sinagoga Kahal Zur, no bairro do Recife Antigo, que foi a primeira sinagoga das Américas, inaugurada em 1637. Os judeus que a fundaram partiram posteriormente de Recife para fundar a primeira comunidade judaica da América do Norte, em Nova York nos Estados Unidos. A sinagoga se junta às igrejas católicas da cidade formando um conjunto de templos religiosos de altíssimo valor histórico na cidade de Recife.
Em 2021 e 22, fizemos duas viagens à Recife e, dentre outras coisas, reservamos tempo para visitar alguns destes templos. Dentre as igrejas , destacamos as seguintes:
Igreja da Conceição dos Militares
Localizada no centro de Recife, a construção teve início aproximadamente em 1701 a pedido de militares de Pernambuco juntamente com a criação de uma irmandade.
Capela dourada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Também no centro da cidade e com construção iniciada em 1696, foi o primeiro templo do Brasil a ser integralmente coberto de decoração barroca. Situada muito próximo da anterior, dá pra ir a pé tranquilo.
Convento de São Francisco (Olinda)
Este é em Olinda. Fundado em 1585, primeira igreja franciscana no Brasil, possui parte do teto todo coberto com pinturas (emolduradas, como quadros). Nunca havia visto isso!
... e a sinagoga:
Sinagoga Kahal Zur
Além desses, existem várias outros templos que parecem ser imperdíveis também. Destas só conhecemos a de Olinda na relação abaixo.
Concatedral de São Pedro dos Clérigos, também conhecida simplesmente como Igreja de São Pedro dos Clérigos (1728)
Igreja Madre de Deus (concluída em 1709)
Igreja Matriz Santo Antônio (1753)
Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo (1665)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (concluída entre 1662 e 1667)
Em Olinda:
Basílica e Mosteiro de São Bento (1660), situada no local onde foi erguido o primeiro mosteiro beneditino do Brasil, entre 1597 e 1599.
Entre uma visita e outra, recomendamos almoçar no restaurante O Leite, o mais antigo restaurante em funcionamento no país (1882).
Para mais informações, fale agora com o pessoal da Terratur!
Commentaires